Notícia -A A +A

UC dá a conhecer ciência que se esconde nos pratos

“Cozinha Chimica” com atividades sobre Biologia, Química e Física

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra organiza um conjunto de atividades originais sobre Biologia, Química e Física e para tal transforma-se durante uns dias numa «Cozinha Chimica» para crianças.

Uma cozinha tem muito a ver com um laboratório científico. Experimenta-se, mistura-se e analisam-se os resultados. O Laboratório Chimico, instalado onde ficava um refeitório na altura dos Jesuítas pretende ensinar mais sobre a ciência que está por detrás da produção e confeção dos alimentos.

Em alternativa, os pequenos cientistas podem aprender coisas diferentes, ao abordar uma ciência por dia, no «4 Dias, 4 Temas». Este ano, fala-se de energias renováveis, máquinas, animais arquitetos e de engenharia e natureza.

No primeiro dia, a cozinha será visitada com olhos de cientista. O que acontece com os alimentos quando estão no micro-ondas? Será que conseguimos encontrar formas de misturar água e azeite? E será que o resultado é apetitoso? Estas são algumas questões que serão respondidas na iniciativa As moléculas na cozinha.

A produção e conservação de alimentos podem tornar-se numa verdadeira atividade científica e, no segundo dia, os participantes podem ficar a conhecer alguns processos de produção e conservação de alimentos, passando ainda os conhecimentos para a prática, com resultados que se adivinham muito doces.

Os alimentos que consumimos, e a forma como o fazemos, dizem muito sobre nós, tanto cultural como biologicamente. Por isso, outro propósito do laboratório é mostrar qual é a química por detrás do sabor dos alimentos e o que acontece aos diferentes nutrientes no nosso corpo.

No último dia, os alimentos serão tratados como reagentes, através de experiências, deixando ainda ideias para novas receitas. As inscrições já estão abertas e têm o valor de 60 euros. 

In: www.cienciahoje.pt