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O meu automóvel conduz, estaciona e recarrega-se sozinho

Imagine chegar apressadamente a uma estação de caminho-de-ferro para apanhar um comboio mas que antes de entrar tem de meter o seu carro elétrico no estacionamento. Perderia um tempo precioso à procura de um lugar livre (e de preferência em que pudesse recarregar o veículo) ...

Prevê-se que o número de pessoas que conduzem veículos elétricos não deixará de aumentar dadas as condições favoráveis de con

sumo de energia e de respeito pelo ambiente. Também será mais frequente a mudança de um modo de transporte para outro, aumentando a necessidade de melhores sistemas de estacionamento em centros de transportes.

Preparando esta transição na mobilidade, o V-CHARGE - consórcio - formado por seis organizações associadas de quatro países - trabalha na criação de um sistema totalmente automático de estacionamento (e recarga) para carros elétricos.

"O verdadeiro objetivo é aproveitar a tecnologia para proporcionar à população uma mistura de transportes públicos e privados otimizada", explica Paul Furgale, coordenador científico do V-CHARGE e vice-diretor do Laboratório de Sistemas Autónomos do Instituto Federal Suíço de Tecnologia Zurique.

"Num 'park and ride' plenamente automatizado, os condutores podem sair do carro e ir imediatamente apanhar o comboio sem terem de encontrar um lugar para deixar o carro. Assim, cada condutor irá poupar alguns minutos por dia ", afirma.

Com V-CHARGE, os condutores podem sair do carro na entrada do parque e ativar o processo de estacionar através de um aplicativo de smartphone. O veículo é ligado ao servidor de estacionamento, o qual recebe um sinal de pedido de estacionamento por telefone. Em seguida, o servidor calcula a rota e aconselha o carro que se move sozinho para o local designado.

Quando o condutor volta, usa o mesmo aplicativo para o carro ir recarregado e pronto a conduzir.  Com a segurança como premissa, a velocidade dos carros tem sido limitada a dez milhas por hora durante a condução autónoma.

Os cientistas realizaram testes bem sucedidos com o sistema de estacionamento totalmente automático com o estacionamento Bosch do aeroporto de Estugarda. Estão agora focados em elevar o nível de precisão nas manobras de estacionamento e em melhorar a navegação.

In: www.cienciahoje.pt