Notícia -A A +A

Maior painel termodinâmico do mundo é português

Empresa nacional foi a grande vencedora do concurso internacional Solar Decathlon 2014

 A Energie - Painéis Solares Termodinâmicos foi a grande vencedora do concurso internacional Solar Decathlon 2014. Trata-se de uma competição universitária na qual vários jovens arquitetos e engenheiros, num total de 19 equipas, constroem casas alimentadas a luz solar e energeticamente eficientes. A empresa associou-se à “Rhome Team”, um grupo de estudantes de arquitetura da Universidade de Roma III, e abraçou o desafio construindo o maior painel termodinâmico do mundo que permitiu a produção de água quente sanitária em habitação. 

Segundo Luís Rocha, presidente da Energie, “estas iniciativas são importantes para responder aos desafios do futuro, tornando o planeta mais sustentável. O prémio vem confirmar e destacar a importância da solução termodinâmica desenvolvida pela empresa que conta já com mais de 30 anos de sucesso”, rematou. O projeto, iniciado em 2012, foi agora apresentado em Versalhes, França, numa aldeia solar aberta ao público.

A Energie conquistou o pódio na competição Solar Decathlon 2014 juntamente com a “Rhome Team”, uma equipa de jovens italianos do curso de Arquitetura, da Universidade de Roma III, que se comprometeram a desenvolver uma casa movida a energia solar.

A solução desenhada pela “Rhome Team” e realizada pela Energie consiste na integração do painel solar termodinâmico numa fachada, com a dupla finalidade de aquecer e refrigerar água sanitária. Um dos principais focos do projeto foi a integração arquitetónica do painel termodinâmico. Com 1 metro de largura e 3,5 metros de comprimento, este é o maior painel termodinâmico alguma vez produzido em todo o mundo na área da construção e é a solução ideal para novas construções e para projetos de requalificação energética.

 

in: www.cienciahoje.pt