Notícia -A A +A

Entrar em 2013 sem ressaca

Cientistas sugerem forma de amenizar excessos de épocas festivas

Uma equipa de investigadores financiados pela União Europeia (UE) pode ter descoberto uma forma de amenizar a ressaca pós-festas, substituindo os conservantes químicos do vinho. Segundo os cientistas, esta bebida alcoólica provoca dores de cabeça devido ao dióxido de enxofre (SO2), uma substância natural que lhe é adicionado por razões de preservação.

Académicos europeus, produtores de vinho e cientistas da área agro-alimentar descobriram uma alternativa para substituir o SO2 – que aparece como E220 em pacotes alimentares e é usado como conservante de certos frutos secos e na produção de vinho como um anti-microbial e antioxidante –, já que embora a maioria das pessoas possa tolerar pequenas doses, outras podem sofrer ataques de asma, se forem alérgicas.

A substância natural foi acrescentada no vinho e passou no “teste de provas” no Reino Unido, na Alemanha e na Espanha. Os testes vão continuar e novos lotes serão abertos em Janeiro do próximo ano. No entanto, o nome do extrato utilizado neste projeto, iniciado em 2009 e coordenado pelo departamento de tecnologia alimentar e engenharia de bioprocesso do Centre for Technology Transfer Bremerhaven (Alemanha), tem sido mantido em sigilo.

Segundo a Comissão Europeia disse em comunicado, “os investigadores europeus fizeram progresso no sentido de encontrar uma alternativa ao dióxido de enxofre no vinho tinto ou frutas secas, na esperança de tornar as temporadas festivas do futuro mais saudáveis para milhões de pessoas".

Os testes com consumidores dos primeiros vinhos tintos produzidos com os extratos naturais mostraram que os amantes da bebida não perceberam nenhuma diferença com relação aos vinhos comuns.

No próximo mês, o lote aberto será de vinhos engarrafados em Maio 2012 e, se os novos testes forem bem-sucedidos, o processo de licenciamento para o produto será iniciado em breve.

In: www.cienciahoje.pt