Notícia -A A +A

Demissão após anunciar ter detetado neutrinos mais rápidos do que a luz

Antonio Ereditato, o físico italiano que coordenava a equipa de cientistas que anunciara, no passado mês de Setembro, a existência de neutrinos que viajavam mais depressa que a luz, demitiu-se do seu cargo de chefia, anunciou hoje o Instituto italiano de Física Nuclear (INFN) em comunicado.

Após o anúncio inicial deste resultado, que punha em causa a Teoria da Relatividade de Einstein, pela equipa da experiência Opera – um projeto que decorre no laboratório subterrâneo de Gran Sasso, Itália, e utiliza um feixe de neutrinos emitido pelo CERN (Laboratório Europeu de Física das Partículas), na Suíça –, outros testes foram efetuados pela mesma equipa com resultados que pareciam confirmar o primeiro.

Mas em Fevereiro deste ano, surgiu a hipótese de tudo não passar de um erro de medição, devido a uma ligação deficiente entre um GPS e um computador que gerou um desfasamento temporal de 60 nanosegundos. Ora justamente, os neutrinos que aparentemente percorriam os 730 km de Genebra até Gran Sasso mais depressa que a luz, faziam-no em menos 60 nanosegundos do que estipula a teoria de Einstein.

A seguir, segundo a AFP, a situação na equipa Opera tornou-se insustentável quando um grupo de cientistas começou a reclamar a saída de Ereditato. O INFN, diz ainda o comunicado, “espera que a Opera recupere agora a sua unidade e uma nova liderança para atingir o principal objetivo, que consiste em observar o aparecimento de neutrinos de um novo tipo a partir dos neutrinos provenientes do CERN”, ilustrando assim o fenómeno de “oscilação dos neutrinos”.

Por Ana Gerschenfeld in:http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/demitiuse-o-chefe-da-equipa-que-anunciou-ter-detectado-neutrinos-mais-rapidos-do-que-a-luz-1540092