Notícia -A A +A

Cadernos de Félix Rodríguez de la Fuente em formato digital

 

Trabalho do naturalista espanhol agora em app para dispositivos móveis

O espanhol Félix Rodríguez de la Fuente, um dos mais famosos divulgadores da Natureza, que realizou famosas séries durante os anos 70, como «O Homem e a Terra», e que se destacou também como defensor do lobo ibérico, terá agora a sua obra escrita – os «Cadernos de Campo» – em formato digital, mais de 30 anos depois da sua morte. A ideia da nova aplicação «iFelix» é tornar o seu trabalho acessível às novas gerações.

O projeto é da Fundación Félix Rodríguez de la Fuente e emprega novos fórmulas para converter o conceito de caderno de campo numa “aventura virtual, onde se descobrem os segredos das distintas espécies com o máximo rigor científico”. O primeiro volume dos 50 cadernos de campo, é dedicado, precisamente, ao lobo ibérico.

A app foi criada por uma equipa de naturalistas, biólogos, ilustradores, artistas digitais, fotógrafos da natureza e programadores, em parceria com produtora Render Area.

Segundo Odile Rodríguez de la Fuente, diretora da Fundação e filha de Félix, o projeto teria entusiasmado o seu pai devido à sua “interatividade e ao seu potencial didático”. O projeto quer ser fiel à obra do autor, pois embora “os canais de comunicação tenham mudado, a mensagem não mudou. E não podemos permitir que esta se perca”.

A primeira edição da app contém informação completa e atual sobre a vida do lobo, apresentando-a de forma interativa através de desenhos de campo, animações 3D, fotografias, clipes de áudio e mapas dinâmicos. Tudo isto feito com os textos e o estilo de Félix Rodríguez de la Fuente.

Dispõe também de ferramentas práticas e interativas que permitem ao usuário marcar a localização os seus próprios avistamentos de fauna e permite praticar os dotes de desenhador de natureza. Em preparação estão já os próximos volumes. O próximo será dedicado à águia e o seguinte ao lince.

In: www.cienciahoje.pt