Notícia -A A +A

Antepassado de estrelas e ouriços do mar

A “Helicocystis moroccoensis” viveu há 520 milhões de anos 

O fóssil de uma criatura com 520 milhões de anos aparentada com as estrelas e os ouriços do mar foi encontrada em Marrocos por uma equipa de paleontólogos. Com uma forma que lembra um charuto e com quatro centímetros de comprimento, a criatura foi baptizada como Helicocystis moroccoensis.

Pertence à ordem dos animais marinhos conhecidos como equinodermos, os únicos na Terra que têm um plano corporal pentarradial, sendo mesmo o mais antigo exemplar deste grupo até agora encontrado. Os estudo está publicado no

 

Foi em 2012, quando os paleontólogos do Museu de História Natural de Londres escavavam um sítio na cordilheira do Atlas, em Marrocos, que o fóssil apareceu. O esqueleto tinha já desaparecido completamente, mas a sua forma estava bem definida nos sedimentos.

Há 520 milhões de anos, na chamada “explosão câmbrica”, o super-continente Pangeia já tinha dado origem a dois: a sul o Gondwana e a norte o Laurásia. Neste período surgiram todas as variedades de seres vivos que, milhões de anos mais tarde, dariam a diversidade biológica actual.

O corpo em espiral da Helicocystis moroccoensi, aparentemente muito distinto das modernas estrelas do mar pode fornecer muitas informações sobre a evolução dos equinodermos. Esta criatura era capaz de expandir e contrair a sua forma de charuto de tal maneira que às vezes parecia mais larga e baixa outras mas alta de delgada.

 

In: www.cienciahoje.pt