Notícia -A A +A

Alunas de escola açoriana vencem competição internacional CanSat 2013

"Qualidade dos projetos foi muito alta e alguns deles
ultrapassaram as expectativas"

A equipa açoriana Air Sat One, da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, trouxe para Portugal o primeiro prémio da Competição Europeia CanSat 2013 (categoria Avançados), dedicada ao lançamento de satélites e organizada pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Composta por quatro alunas, a equipa foi selecionada pela ESA para representar Portugal nesta final, que decorreu em 't Harde, Holanda. Quando conversaram com o «Ciência Hoje», em Fevereiro passado, as estudantes admitiam que o facto de terem conseguido um ótimo lugar não lhes criou “expetativas” para a final nem as pressionou; mas, afirmaram, iam dar o seu “melhor”.

No comunicado sobre a final, Natacha Callens, membro do júri e do departamento de Educação da ESA, afirmou que “a qualidade dos projetos foi muito alta e que alguns deles ultrapassaram as expetativas. O profissionalismo e a motivação dos alunos do secundário foi realmente apreciado”, revelou.

A equipa portuguesa, com Joana Baptista (telecomunicações), Mariana Sousa (software), Rute Silva (eletrónica) e Francisca Coelho  (aerodinâmica), explicou que o concurso de lançamento de satélites, que tinham de caber numa lata de refrigerantes, foi avaliado em duas missões.

A primeira, pré-definida e comum a todas as equipas, consistiu na recolha de dados relativos à altitude, à temperatura do ar e à pressão atmosférica e na transmissão dos mesmos para uma estação terrestre.

A segunda missão foi definida pelas próprias equipas. “A nossa proposta foi uma missão de um voo autónomo de um planador; ou seja, fazer com que o mini-satélite voltasse em segurança para a terra depois de recolher os dados da missão primária”, explicou Joana Baptista.

Em segundo lugar na mesma categoria ficou a equipa dinamarquesa Obi-Wan Canobi e em terceiro a Vortex, do Reino Unido. Na categoria Iniciados o prémio principal foi para KrakSat, equipa da Polónia.

in: www.cienciahoje.pt