Exposição -A A +A

MARLISCO - "Lixo Marinho: Um Problema Global”

Estará patente em Angra do Heroísmo, entre 8 de outubro e 7 de novembro de 2014, a Exposição “Lixo Marinho: Um Problema Global”. A sua estreia nos Açores aconteceu em junho passado na Horta, onde o Observatório do Mar dos Açores - OMA - a integrou na Campanha “Açores Entre Mares”, promovida pelo Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar. A entrada é livre e aceitam-se marcações para grupos.

A passagem desta exposição pelos Açores insere-se num conjunto de iniciativas que os Centros de Ciência (centrosciencia.azores.gov.pt) tem vindo a promover ao longo dos últimos anos, sobre a temática do lixo marinho. A Exposição pretende informar a sociedade sobre a verdadeira dimensão deste problema: o que é o lixo marinho, de onde vem, como afeta o meio-ambiente e o Homem e quais as ações que podemos tomar para combater este problema.

“Lixo Marinho: Um Problema global” é uma exposição internacional, desenvolvida no âmbito do projeto europeu MARLISCO, pelo que, para além de Portugal, será também exibida em mais 14 países: Reino Unido, Irlanda, França, Holanda, Alemanha, Bélgica, Itália, Grécia, Chipre, Turquia, Dinamarca, Roménia, Eslovénia e Bulgária.

Até ao momento, em Portugal, a exposição já passou por Setúbal, Vila do Conde, Aveiro, Lisboa, Odemira e Lagos. Após a passagem pelo Faial, e até agosto de 2015, irá percorrer as restantes ilhas dos Açores, do Corvo a Santa Maria, tendo diversos parceiros públicos e privados, entre eles o ExpoLab, o Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, a Azorina, S.A., o Governo dos Açores, as Autarquias, a SeaExpert e a Bentrans – Carga e Transitários, S.A.

No âmbito do projeto MARLISCO, foram desenvolvidas outras atividades para sensibilizar a sociedade para o problema do lixo marinho, nomeadamente o Concurso Europeu de Vídeo e os Concursos infanto-juvenis.

O projeto MARLISCO
O MARLISCO é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia que pretende aumentar a consciência social sobre os impactes do lixo marinho e possíveis soluções para o problema, de forma a inspirar mudanças de atitude e comportamento na sociedade. Este projeto está a ser desenvolvido por um consórcio de 20 organizações europeias, incluindo universidades, agências governamentais, grupos ambientalistas e representantes da indústria.

As atividades do projeto em Portugal são coordenadas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL).

Para mais informações, por favor contactar:
[email protected] – 295 217 845 | 295 218 462 |

Para mais informações sobre o projeto Marlisco consulte:
www.marliscoportugal.org
https://www.facebook.com/MarliscoPortugal
www.marlisco.eu