Exposição -A A +A

INSETOS EM ORDEM

Insetos em Ordem é uma exposição que inclui exemplares de coleções biológicas pertencentes a mais de 50 espécies de insetos. Cada visitante recebe à entrada da exposição um inseto conservado em resina. O objetivo é identificar a ordem do inseto (borboletas, libélulas, besouros, gafanhotos, etc.) e conhecer as suas características. Para o conseguir fazer, os visitantes utilizam uma chave de identificação dicotómica, construída no espaço expositivo. A área expositiva assemelha-se a um grande labirinto, onde é preciso ir fazendo escolhas até chegar à identificação final. O labirinto é constituído por caminhos que ligam as mesas de identificação aos módulos das 14 maiores ordens de insetos. No final, é possível conhecer as características de cada ordem, o nome específico do inseto e outras curiosidades sobre o grupo.

A versão original dos Insetos em Ordem abriu ao público a 28 de Maio de 2010, no Antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MNHNC) em Lisboa, integrada no programa de Comemoração do Ano Internacional da Biodiversidade do MNHNC e do Centro de Biologia Ambiental da Universidade de Lisboa intitulado Bioeventos 2010.

O conceito expositivo inovador da mostra foi reconhecido internacionalmente e, pela primeira vez, uma exposição científica desenvolvida e produzida em Portugal foi alvo de uma crítica numa prestigiada revista científica (Science, 2010).

Itinerância

Logo após o seu lançamento, em 2012, o programa O Mundo na Escola produziu uma exposição que teve como ponto de partida a exposição Insetos em Ordem, em colaboração com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, visando a sua itinerância. As curadoras desta exposição itinerante são Patrícia Garcia Pereira e Eva Monteiro.

O objetivo da itinerância é possibilitar a visita à exposição do maior número de alunos possível, cobrindo grande parte do país e incidindo especialmente nos distritos com menor oferta científica. Está prevista a itinerância da exposição em 10 distritos de Portugal Continental até Setembro de 2014. A permanência da exposição em cada local de acolhimento será de 2 a 3 meses, num máximo de 5 exibições por ano.

Reportagem da inauguração em https://www.youtube.com/watch?v=yYKOtJrn0Mo