Exposição -A A +A

Infinito - A matemática como nunca a viu - Desafios de Matemática

À matemática é reconhecido um papel fundamental na formação não só de melhores engenheiros e cientistas, mas também na formação de melhores cidadãos, independentemente da sua profissão ou formação académica, dotando-os de conhecimentos e competências essenciais e promovendo o raciocínio lógico, abstrato e dedutivo.

Apesar da melhoria que se tem verificado ao longo dos anos em rankings internacionais, em Portugal há ainda muito insucesso escolar e alguma aversão à matemática. Com o objetivo de aumentar o gosto pela matemática,  de tornar a matemática do nosso quotidiano mais visível e apelativa e também de mostrar o seu lado divertido e lúdico, surge a “Infinito: matemática como nunca a viu“, que se encontra integrada nas celebrações do Dia Internacional da Matemática, 14 de março - https://www.idm314.org/index.html.

Este conjunto de desafios de matemática foi concebido e produzido localmente, através de uma parceria entre a Universidade dos Açores e o OAA-CCAH - Observatório do Ambiente dos Açores – Centro de Ciência de Angra do Heroísmo e está patente nas instalações do OAA-CCAH, em frente à Prainha, em Angra do Heroísmo.

Os desafios seguem uma abordagem hand's-on, convidando o visitante a resolver questões de várias áreas da matemática recorrendo a protocolos de apoio com explicações e sugestões para cada problema.

"Infinito" encontra-se atualmente disponível para visitação, com possibilidade de marcações de grupos escolares, desde o segundo ciclo até ao Ensino Universitário.