Exposição -A A +A

Exposição on-line - Serviços dos Ecossistemas dos Açores

"Serviços dos Ecossistemas dos Açores" é o tema de uma exposição online que pode se visitada em www.centrocienciaah.com.
 
Estes serviços regem-se segundo a óptica do Millenium Ecosystem Acessment: aprovisionamento, suporte, regulação e culturais. Os ecossistemas permitem aprovisionar recursos úteis para o Homem, tais como água, alimentos, madeira, combustíveis fósseis, etc.; asseguram o suporte dos próprios seres vivos, como a produção primária e a formação de solos; estabelecem a regulação climática aos níveis local e global e permitem ainda o lazer, recreação e valorização de aspectos estéticos e espirituais do Homem.
 
A biodiversidade tem um papel fundamental na saúde desses ecossistemas; sem ela alguns ou a maioria desses serviços podem deixar de existir, desde benefícios para a saúde, proteção contra pragas (tampões ecológicos), alimentação, obtenção de matérias-primas e até mesmo efeitos psicológicos relativamente à própria identidade açoriana.
 
Pretende-se com esta exposição disponibilizar conhecimento académico sobre estes ecossistemas açorianos e fomentar o desenvolvimento conjunto, em estreita articulação com as instituições de ensino, de instrumentos pedagógicos como forma de valorização destes conteúdos. A exposição inclui assim uma secção para apresentação de fichas de trabalho, que poderão ser complementadas com trabalhos escolares de pesquisa, fotografia, relatórios, etc., através da aplicação do método científico de recolha, análise e processamento de dados, conduzindo a deduções e conclusões apoiadas na lógica e em critérios e métodos convencionados pela ciência, sendo que estes trabalhos serão posteriormente colocados na página, ficando disponíveis para consulta.
 
Não se pretende que esta exposição seja apenas uma divulgação estanque, mas sim uma base de trabalho, uma ferramenta didática interativa para as escolas, professores, educadores, grupos e também quaisquer outros interessados.
 
Como objetivos deste projeto, pretendemos que quantidade e qualidade de conteúdos vá crescendo gradualmente e de forma conjunta, numa ótica de melhoria contínua e partilha de informação, com uploads de conteúdos por parte do CCAH mas também por parte das escolas, conteúdos e trabalhos que poderão envíá-los por email, ficando a equipa do CCAH com a incumbência de publicação no site. Um outro objetivo  em mente será a promoção desta exposição através de trabalhos de campo, a realizar pelas escolas, em que os resultados destas ações poderão ser apresentados na página da exposição, ou analisados num eventual debate entre grupos de diversas escolas e posteriormente publicados no site www.centrocienciaah.com.
 
 
Estes trabalhos poderão ser de diversos tipos, e seguem-se alguns exemplos aplicáveis a programas de ciências para 2º, 3º ciclos e ensino secundário (bem como trabalhos de EcoEscolas, ATLs, PROFIJ, etc). Cada uma das atividades será adaptada ao público-alvo em termos de objetivos e linguagem, sendo este um trabalho a desenvolver conjuntamente.
  • Biologia: recolha fotográfica + identificação de espécies (no local ou a posteriori) (exs: aves, plantas vasculares, plantas endémicas vs invasoras, paisagens em que se integram, etc;
  • Ecologia: rally-paper /circuito por vários ecossistemas da ilha Terceira, com recolha de elementos e com apoio de fichas e cadernos de identificação de espécies, questionários de apoio, grelhas de identificação (envolve transporte, que deverão assegurar);
  • Ambiental: identificação de problemas ambientais associados a cada um desses ecossistemas e estados de conservação dos mesmos.
  •  Outras áreas ou trabalhos de vossa iniciativa, sendo que para qualquer dúvida ou esclarecimento, estamos totalmente disponíveis para colaboração.