Exposição -A A +A

Exposição fotográfica "Bichos" de Javier Torrent

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Terra, a sessão de inauguração decorrerá no dia 22 de abril, pelas 9h30, no Observatório do Ambiente dos Açores - Centro de Ciência de Angra do Heroísmo.
 
Esta sessão contará com a presença da professora doutora Rosalina Gabriel - diretora do Grupo da Biodiversidade dos Açores - Universidade dos Açores.
 
Os insetos e aracnídeos são tão pequenos que muitas vezes são esquecidos e subestimados, mas após uma observação mais detalhada, revelam-se como algumas das criaturas mais fascinantes do planeta. 
 
A exposição “Bichos” mostra-nos o seu mundo com uma qualidade de detalhe a que não estamos habituados, mostrando uma nova realidade por via da macrofotografia. Através desta revela-se a complexidade, a beleza das cores, dos padrões intrincados, dos olhos compostos e de muitas outras características incríveis.
 
Além do apelo visual, estas criaturas desempenham um papel vital na Terra. Muitos são polinizadores, outros decompõem a matéria orgânica ou servem de alimento para inúmeros outros animais. São também indicadores da saúde dos nossos ecossistemas, sendo que o seu atual declínio é um motivo de grande preocupação.
 
Através desta exposição, que surge da colaboração entre o Observatório do Ambiente dos Açores – Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, o Grupo de Biodiversidade dos Açores e o autor, o público ganhará uma nova visão sobre estas criaturas tantas vezes incompreendidas e descobrirá assim as maravilhas do mundo em miniatura que existe à nossa volta.
 
Convidamo-lo a olhar mais de perto, a maravilhar-se com a beleza dos artrópodes e ver o seu mundo de uma perspetiva diferente. Cada imagem captura um momento no tempo, que representa um vislumbre da vida destas pequenas criaturas. Descubra o incrível mundo de Bichos!
 
 
 
BIO
Javier Torrent (1974), natural de Castelló, Espanha, é especializado na macrofotografia de alta de definição, embora também se dedique a outras áreas da fotografia científica ou computacional, como a microscopia e a fotogrametria. O seu trabalho tem surgido em várias publicações científicas e revistas especializadas. Desde 2012 que é um colaborador assíduo da Universidade dos Açores, documentando espécies endémicas do Arquipélago. As suas imagens também têm sido utilizadas como suporte em diversas conferências sobre a macrofotografia um pouco por todo o mundo, assim como tem sido convidado a participar em formações e simpósios sobre esta técnica.