Workshop Citizen Mandate - Como vejo a minha alimentação em 2030? -A A +A

Sex, 11/20/2020 - 19:00

 

Workshop "Como vejo a minha alimentação em 2030?" para público geral (14vagas)

OAA-CCAH; 20-11-2020, 19h00 

 
Neste workshop em formato de "mandato de cidadãos" os participantes trabalharão as suas visões sobre cenários futuros no que concerne à alimentação na Europa através de um dos pontos de trabalho em análise: os Fluxos de Resíduos de Sistemas Alimentares. A título introdutório segue-se uma breve contextualização de uma abordagem aos mesmos.
 
 
A Comissão Europeia - CE - está a trabalhar no planeamento do futuro do sistema alimentar, com os objetivos de redução de desperdício alimentar e resíduos de plástico, a título de exemplos.
 
Uma das questões que a CE considera é o foco no fortalecimento dos “fluxos de resíduos alimentares” de modo a reduzir os resíduos de plástico e alimentares até 2030. Tal inclui a infraestrutura aos níveis doméstico e industrial para:
 
• A) Estruturas e incentivos (aos mercados para a (re)utilização segura dos alimentos não padronizados /fora de formato);
 
• B) Recolha seletiva de diversas tipologias de resíduos, tais como orgânicos, mas também de várias tipologias de embalagens;
 
• C) Recolha dos resíduos alimentares e digestão de modo a gerar energia (biogás) e novos fertilizantes (líquidos);
 
• D) Colecta das embalagens com um programa eficiente de reciclagem.
 
Adicionalmente, existem programas de incentivos financeiros para a redução do plástico e introdução de embalagens biodegradáveis (biofibras) em todos os setores do sistema alimentar.
 
De modo a evitar a dispersão dos microplásticos no ambiente, está previsto que a deposição ilegal de resíduos de plástico nos espaços públicos seja efetivamente punida por multas.
 
 
 
Os participantes no workshop são convidados a integrar uma Experiência Social no dia 21 de novembro pelas 10h00 no Hipermercado Continente, loja de Angra do Heroísmo.