Peça de Teatro “Aquecimento Esclarecido” -A A +A

Seg, 11/26/2018 - 11:35

As atividades da Quinzena da Ciência e Tecnologia 2018 vão passar por todas as ilhas dos Açores. A São Jorge e ao Pico esta Quinzena leva ao a peça de Teatro "Aquecimento Esclarecido", que acontecerá nos dias 27 de novembro, às 14h00, no Centro Cultural das Velas, e no dia 28, às 11h00, no Auditório da Madalena. Esta peça será ainda apresentada na ilha de São Miguel no dia 26 de novembro, sendo que acontece às 11h35 na EBI de Água de Pau e às 14h30 no Auditório Municipal da Povoação.

"Aquecimento Esclarecido" é um monólogo/conferência satírico que lança uma série de provocações ao público, procurando expor os principais conceitos das alterações climáticas, ao mesmo tempo que desmonta (por absurdo) alguns argumentos dos céticos, ou seja, daqueles que negam a existência ou responsabilidade do homem nas alterações climáticas.

Inspirado na famosa conferência de Al Gore, retratada no filme Uma verdade inconveniente, este modo de fazer teatro e divulgação científica é tão insólito quanto o prémio de 10.000 dólares que a Exxon Mobil Oil instituiu em 2006, para premiar cientistas que descobrissem erros no Relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas das Nações Unidas (IPCC), sendo este o ponto de partida de David Marçal para a criação do texto.

Dirigido a um público escolar, este espetáculo – projeto vencedor do prémio Ideias Verdes 2010 promovido pela Fundação Luso - Expresso – será seguido de um debate, centrado nas questões climáticas e na necessidade de se adotar um modo de vida ambientalmente sustentável.

A Quinzena da Ciência e Tecnologia acontece entre os dias 15 e 30 de novembro, promovida pela Direção Regional da Ciência e Tecnologia no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Cultura Científica, que se assinala a 24 de novembro. Mais em: https://goo.gl/NGfPc1

Quinzena Ciência e Tecnologia Açores 2018