Noite Europeia dos Investigadores -A A +A

Sex, 09/29/2017 - 20:00
 
A Noite Europeia dos Investigadores — European Researchers’ Night — é uma iniciativa lançada em 2005, atualmente bianual, financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, com o objetivo de celebrar a Ciência e de aproximar investigadores e cidadãos.
 
Esta iniciativa que procura quebrar as barreiras que separam a Ciência dos cidadãos e desmistificar a imagem distante que o cidadão tem do cientista, é uma oportunidade para divulgar o trabalho de grande qualidade e inovação desenvolvido pelos investigadores portugueses, bem como para realçar a importância de uma comunicação eficiente entre centros de investigação e a sociedade civil.
 
A Noite Europeia dos Investigadores traduz-se numa série de atividades que decorrem durante todo o ano e que culminam numa noite de festa e celebração da Ciência, com lugar em várias cidades europeias na última sexta-feira de setembro. 
 
Este ano a NEI realiza-se a 29 de setembro, e conta com o tema: FORESEIGHT -  capacidade de prever e planear ações num futuro. 

 

O CCAH-Centro de Ciência de Angra do Heroísmo celebra a NEI com a seguinte programação:

MATEMÁTICA NA RUA
Com João Miguel Tavarela Ferreira
PÚBLICO-ALVO: Público geral
DATA E HORA: 29 Set | 20H30
LOCAL: Observatório do Ambiente dos Açores 

CAFÉ DE CIÊNCIAà conversa com investigadores
Com Alfredo Borba, João Pedro Barreiros e Márcia Coelho
PÚBLICO-ALVO: Público geral
DATA E HORA: 29 Set | 20:00-21:00
LOCAL: Observatório do Ambiente dos Açores 

SINOPSE: Sessão em que os investigadores falarão sobre a sua área de estudo e/ou projetos de uma forma descontraída e em contacto muito próximo com o público, como se estivéssemos todos num café à conversa com amigos. Nesta conversa, haverá a intervenção de uma moderadora para que a torne ainda mais dinâmica.
 

VAMOS DESCOBRIR A BIODIVERSIADE de artrópodes no jardim Duque da Terceira
Com o Professor Paulo Borges e a Professora Rosalina Gabriel

PÚBLICO-ALVO: Público geral
DATA E HORA: 29 Set | 20:30-21:30
LOCAL: Jardim Duque da Terceira 

SINOPSE: Atividade exterior com especialistas em artrópodes que consiste em fazer um espécie de simulação do trabalho de campo que eles necessitam realizar na sua área de trabalho, ou seja, é um método de procura de captura de artrópodes.

 
Link para o cartaz-programa do evento: 
 
Páginas da NEI: