Inauguração Exposição "Mar de Plástico" -A A +A

Sex, 06/22/2018 - 10:00

Exposição “Mar de Plástico” inaugura no OAA de Angra do Heroismo

A exposição “Mar de Plástico”, organizada pela Campanha Ocean Action do CIIMAR, irá inaugurar no próximo dia 22 de Junho pelas 10h00 no Observatório do Ambiente dos Açores, Centro de Ciência de Angra do Heroismo, onde estará patente até 25 de outubro.

Esta exposição aborda um problema crescente e cada vez mais preocupante do nosso Oceano, a poluição por plástico. Estudos recentes mostram que mais de 8 milhões de toneladas de plástico vão parar aos oceanos todos os anos levados pelos ventos, chuvas, esgotos, rios ou deitados diretamente nas praias ou no mar.

Segundo José Teixeira, coordenador da Campanha Ocean Action, “esta exposição pretende incentivar a reflexão crítica sobre o problema do lixo marinho e a necessidade da adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis pela população”. Para isso, “a exposição utiliza diferentes ferramentas de comunicação com forte impato visual e sensorial para atrair a atenção dos visitantes, alternando painéis com informação essencialmente gráfic (infografia e ilustração), com objetos artísticos e elementos multimédia” refere o comissário da exposição.

A entrada na exposição é efetuada através de um corredor de objectos de plástico por onde os visitantes têm que passar de forma a sentirem o efeito opressivo da acumulação do plástico no meio marinho. Mais à frente encontramos um supermercado de plástico constituído por uma infinidade de objectos de uso diário, recolhidos nas ações de limpeza de praias realizadas nesta Campanha. Estes objetos estão organizados e etiquetados como de um verdadeiro supermercado se tratasse e podemos ver na sua data de validade o tempo de vida esperado de cada objecto no mar, que em alguns casos passa os 500 anos.

Há ainda zonas para visionamento de vídeos, jogos lúdico-pedagógicos e um espaço para exposição de trabalhos premiados do concurso “Poluição do Oceano” organizado pela Campanha Ocean Action para escolas a nível nacional, com as modalidades reciclarte, cartaz de sensibilização, fotorreportagem e infografia. Ao longo dos próximos meses serão também dinamizadas visitas escolares, atividades de ciência experimental e jogos sobre este tema.

 

Mais informações sobre a exposição e a Campanha Ocean Action em: http://oceanaction.pte www.facebook.com/OceanActionPortugal

 

Contatos:
Observatório do Ambiente dos Açores: 295 217 845

José Teixeira (Ocean Action / CIIMAR): 917802563