Extensão do Festival Cine'Eco Seia | Terceira 2017 - 6ª Sessão -A A +A

Ter, 04/11/2017 - 21:00

6ª sessão da Extensão aos Açores do Festival Cine’Eco|Seia 2017
11 ABRIL // SEDE DOS MONTANHEIROS // 21H00

Poder humano (Human power), de Ephraim Broschkowski, SvalБBard – 10 regras para sobreviver no Ártico (SvalБBard – 10 rules to survive in the Artic), de Daniele Di Dominico, Itália/Noruega, Gobatov, de Nikita Ordynskiy, Rússia, e 100 anos de Urgeiriça, de James Ramsay Cameron, são os filmes que o Cine-Clube da Ilha Terceira, o Observatório do Ambiente dos Açores e Os Montanherios, numa parceria com o Festival Cine’Eco|Seia, com a colaboração da Sociedade Filarmónica Recreio dos Artistas, apresentam na 6ª sessão da Extensão à ilha Terceira do Festival Cine’Eco | Seia 2016, que ocorre na próxima terça-feira, dia 11 de abril, pelas 21h00, na sede d’Os Montanheiros (Rua da Rocha), em Angra do Heroísmo.

No documentário Poder Humano (Human Power), de Ephraim Broschkowski, Alemanha, 2015, 3’44’’, os homens estão poluindo a atmosfera e o meio ambiente, estão degradando os solos, cortando as florestas e a vegetação: a humanidade tornou-se uma força na formação dos ecosistemas, mas até agora não fez o melhor uso desse poder. Regras definidas pela WBGU mostram como o é possível o desenvolvimento global, sem comprometer os sistemas de suporte da vida.

O filme SvalБBard – 10 regras para sobreviver no Ártico (Sval&Bard - 10 rules to survive in the Arctic), de Daniele Di Domenico, Itália/Noruega, 2016, 17’39’’ é composto por dez inovadoras curtas-metragens de animação, para explicar aos visitantes da ilha SvalБBard as regras que devem respeitar, para manterem-se seguros e para preservar este ambiente frágil.

Gorbatov, de Nikita Ordynskiy, Rússia, 2015, 24’40,é uma tragicomédia sobre um ex-autarca de uma pequena cidade da província que enfrentou um jovem oficial da nova administração que quer apagar os símbolos do seu sucesso passado.

100 anos de Urgeiriça, de James Ramsay Cameron, Portugal/UK, 2016, 55’, Prémio Lusofonia / Panorama Regional – Cine’Eco 2016, é um documentário que conta a complexa história das Minas da Urgeiriça, desde as suas origens quando forneceram rádio para Marie Curie e depois o combustível nuclear para as bombas atómicas americanas e britânicas, os sonhos de Salazar para a criação de uma indústria nuclear portuguesa, até à descontaminação ambiental na atualidade. O filme é contado através das vozes das pessoas envolvidas na história da mina.

Estes quatro filmes/documentários dão continuidade à Extensão aos Açores | Terceira do Festival Cine’Eco|Seia, que também decorrerá nas ilhas do Faial, através do Observatório do Mar dos Açores, de São Miguel, através do ExpoLab e do 9500 Cine-Clube, e na Madalena do Pico, em resultado de uma parceria entre o Cine-Clube da Ilha Terceira aquela autarquia. Todas as sessões são sempre de entrada livre.

Na Terceira, ao longo das próximas terças-feiras, até ao dia 2 de maio, terão lugar sessões, divididas entre Sociedade Recreio dos Artistas, o Observatório do Ambiente dos Açores (na antiga Casa do Peixe) e Os Montanheiros, encontrando-se a programação detalhada disponível em 
https://www.facebook.com/cineclubeilhaterceira
http://oaa.centrosciencia.azores.gov.pt
http://www.montanheiros.com