Extensão do Festival Cine'Eco Seia | Terceira 2017 - 2ª Sessão -A A +A

Ter, 03/14/2017 - 21:00

2ª SESSÃO DO CINE'ECO DE SEIA | 14 DE MARÇO | 21H00 | OBSERVATÓRIO DO AMBIENTE DOS AÇORES

Árvore de Sadeg Akbari, Irão, 2016, 2'
Uma curta de metragem sobre um homem que não consegue cortar uma árvore, mas...

Petróleo no Algarve de Miguel Saraiva, Portugal, 2016, 3'

Um alerta para riscos da exploração de hidrocarbonetos. Um grupo de cineastas e publicitários portugueses criou este vídeo que pretende esclarecer sobre a exploração de petróleo na região algarvia. O vídeo, com voz-off em inglês, (mas legendado em português), pretende informar sobre o que já foi feito e o que está previsto fazer em relação à prospeção, exploração e produção de petróleo e gás natural em Portugal, sobretudo na região algarvia. Termina com um apelo à população mundial.

Lipe, Vovô e o Monstro de Felippe Steffens, Brasil, 2016, 9'
Um menino vai passar o final de semana no sítio dos avós. Durante uma pescaria, ele conhece um segredo de seu avô, e acaba fazendo uma nova e inusitada amizade.

As Baleias e as Ilhas Selvagens de Susanne Becker, Canadá/Alemanha, 2015, 8'
A costa do Pacífico no noroeste do Canadá é um belo deserto. A escuna (um pequeno barco de dois mastros) chamado ‘Maple Leaf’ faz cruzeiros através da incrível ‘Great Bear Rainforest’. O Capitão Kevin e sua equipa levam alguns hóspedes a bordo para observarem as riquezas da costa e aura mágica das jubartes, uma certa espécie de baleias. Uma viagem através de um paraíso ameaçado.

Os Guardiães da Água. Carnia Revolta-se de Giulio Squarci, Itália, 2014, 60'
Prémio Antropologia Ambiental
Em Carnia, uma zona remota dos Alpes orientais em Itália, o tempo parece que está dormindo ao longo dos ritmos cíclicos da natureza. Uma intervenção sobre os re-cursos hídricos locais, ditada por intereses económicos externos, faz renascer um sentimento de pertença do território na população local. Através de uma revolução tranquila a gentes de Carnia organizam-se para criar um movimento mais amplo contra a privatização dos recursos hídricos. Este documentário independente é uma afirmação das relações humanas com a água e a importância da participação social.

Na Terceira, ao longo das próximas terças-feiras, até ao dia 2 de maio, terão lugar sessões, divididas entre sociedade Recreio dos Artistas, o Observatório do Ambiente dos Açores (na antiga Casa do Peixe) e Os Montanheiros encontrando-se a programação detalhada disponível em
https://www.facebook.com/cineclubeilhaterceira
http://cineclubeilhaterceira.blogspot.com
http://oaa.centrosciencia.azores.gov.pt
www.montanheiros.com