Extensão do Festival Cine'Eco Seia | Terceira 2017 - 1ª Sessão -A A +A

Ter, 03/07/2017 - 21:00

1ª SESSÃO CINE'ECO|SEIA - TERCEIRA - DIA 7 DE MARÇO (TERÇA-FEIRA) | 21H00 | RECREIO DOS ARTISTAS

Os documentários A Central Nuclear de Almaraz levanta dúvidas relativamente à segurança (The Almaraz Nuclear Central put questions about the safeety), Central Nuclear de Almaraz: uma bomba atómica na margem do Tejo (Central Nuclear of Almaraz: an atomic bomb in Tagus riverside) e A Suplicação – vozes para Chernobyl (La Supplication – voices for Chernobyl) são os filmes que o Cine-Clube da Ilha Terceira, o Observatório do Ambiente dos Açores e Os Montanherios, numa parceria com o Festival Cine’Eco|Seia, com a colaboração da Sociedade Filarmónica Recreio dos Artistas, apresentam na 1ª sessão da Extensão à ilha Terceira do Festival Cine’Eco | Seia 2016, que ocorre na próxima terça-feira, dia 7 de maio, pelas 21h00, na Recreio dos Artistas, em Angra do Heroísmo.

Em A Central Nuclear de Almaraz Levanta Dúvidas Relativamente à Segurança, de Hugo Alcântara (SIC), Portugal, 2016, 8’49’’, esta central nuclear espanhola, situada a 100 kms da fronteira com Portugal, é questionada sobre as dúvidas que está a levantar relativamente à sua segurança. Recentemente, a Greenpeace denunciou problemas no edifício e, no início de 2016, depois de duas avarias nos motores das bombas que puxam a água do Tejo para refrigerar os reatores, o Conselho de Segurança Nuclear realizou uma vistoria. As elétricas que exploram a central prometem corrigir as falhas e o governo espanhol garante que não houve contaminação.

Central Nuclear de Almaraz: uma bomba atómica na margem do Tejo, de Dina Soares, Joana Bourgard e Rodrigo Machado (RR), Portugal, 2016, 16’, é o outro documentário sobre a central nuclear de Almaraz, a mais antiga de Espanha ainda em laboração, que deveria ter fechado em 2010. O governo espanhol prolongou-lhe a vida até 2020, mas as empresas acionistas pretendem que a licença seja renovada por mais 10 anos. Nos dois lados da fronteira são cada vez mais as vozes que denunciam os riscos associados a uma central fora de prazo e que já sofreu mais de 2.500 avarias. Só no ano de 2016, já teve que parar duas vezes devido a problemas técnicos que nunca ficaram totalmente esclarecidos. Portugal está na linha da frente, em caso de acidente, mas o governo português pouca informação parece ter sobre o que se passa do outro lado da fronteira. Trinta anos depois do acidente de Chernobyl, a Rádio Renascença visitou a central nuclear de Almaraz e daí resultou este documentário.

Por seu lado, A Suplicação – vozes para Chernobyl, de Pol Cruchten, Luxemburgo, 86’, filme que ganhou o Grande Prémio Cine’Eco 2016, é uma adaptação do romance de Svetlana Alexievitch, que ganhou o Prémio Nobel da Literatura em 2015. Trata-se de um olhar sóbrio e raro sobre a cidade de Chernobyl. Este filme não é sobre Chernobyl, mas sobre o mundo de Chernobyl, do qual não sabemos quase nada. Os testemunhos permanecem: cientistas, professores, jornalistas, casais, crianças... Eles evocam como foram as suas vidas, depois do desastre nuclear. As suas vozes formam uma longa súplica, terrível mas necessária, que ultrapassa as fronteiras e leva-nos a interrogar-nos sobre a nossa condição.
https://www.youtube.com/watch?v=GDbibyVD4fc

Estes três filmes/documentários dão início à Extensão aos Açores | Terceira do Festival Cine’Eco|Seia, que também decorrerá nas ilhas do Faial, através do Observatório do Mar dos Açores, de São Miguel, através do ExpoLab e do 9500 Cine-Clube, e na Madalena do Pico, em resultado de uma parceria entre o Cine-Clube da Ilha Terceira aquela autarquia. Todas as sessões são sempre de entrada livre.

Na Terceira, ao longo das próximas terças-feiras, até ao dia 2 de maio, terão lugar sessões, divididas entre sociedade Recreio dos Artistas, o Observatório do Ambiente dos Açores (na antiga Casa do Peixe) e Os Montanheiros encontrando-se a programação detalhada disponível em
https://www.facebook.com/cineclubeilhaterceira
http://cineclubeilhaterceira.blogspot.com
http://oaa.centrosciencia.azores.gov.pt
www.montanheiros.com