1ª sessão da Extensão aos Açores | Terceira do Festival Cine’Eco|Seia -A A +A

Ter, 02/20/2018 - 21:00

Os documentários A Terra nas Minhas Mãos, Hamoun Outra Vez e Coros do Anoitecer são os filmes que o Cine-Clube da Ilha Terceira, o Observatório do Ambiente dos Açores e Os Montanheiros, numa parceria com o Festival Cine’Eco|Seia, com a colaboração da Sociedade Filarmónica Recreio dos Artistas, apresentam na 1ª sessão da extensão do Festival Cine’Eco | Seia do corrente ano à ilha Terceira, que ocorre na terça-feira, dia 20 de fevereiro, pelas 21h00, na Recreio dos Artistas, em Angra do Heroísmo.
A Terra nas Minhas Mãos (La Tierra en mis manos), de Nicolas Conte (Argentina), 2016, é um filme de animação que questiona o que aconteceria se toda a água da Terra tivesse desaparecido. Mara é uma menina aventureira habituada a ter tudo e que nunca se questionou sobre o meio ambiente. Mas quando ela descobre o que realmente está a acontecer com a Terra, graças ao seu gato Pantufla, as coisas vão mudar.
Em Hamoun Outra Vez (Once Hamoun), de Mohammad Ehsani (Iran), 2016, que obteve uma Menção Honrosa do Júri da Juventude, vemos como desde que o Lake Hamoun ficou seco vários problemas ambientais e sociais apareceram na região de Sistan. A pobreza, a emigração e a extinção de empregos tradicionais e locais foram o resultado da seca do lago Hamoun, no sudeste do Irão, na província do Sistan, e do Baluchistão, na fronteira com o Afeganistão. Este documentário retrata a situação atual do lago Hamoun e os problemas das pessoas ao seu redor.
No documentário Coros do Anoitecer (Dusk Chorus), de Nika Saravanja e Alessandro D’Emilia, com David Monarch, (Italy), 2016, o vencedor do Grande Prémio Cine’Eco 2017 – Competição Internacional Longas Metragens, vamos acompanhar o compositor eco-acústico David Monacchi na sua busca para registar uma paisagem sonora pura e contínua em 3D, no mundo distante e esquecido das florestas tropicais equatoriais. Trailer: https://vimeo.com/209585874 
Estes três filmes/documentários iniciam a Extensão aos Açores | Terceira do Festival Cine’Eco|Seia, que também decorrerá nas ilhas de São Miguel, São Jorge e Faial, em resultado de uma parceria entre o Cine-Clube da Ilha Terceira, a Câmara Municipal de Seia e instituições locais. Todas as sessões são sempre de entrada livre.

Na Terceira, ao longo das próximas terças-feiras, até ao dia 1 de maio, terão lugar sessões, divididas entre a sala de cinema da Sociedade Filarmónica de Instrução e Recreio dos Artistas, o Observatório do Ambiente dos Açores (na antiga Casa do Peixe) e Os Montanheiros encontrando-se a programação detalhada disponível em https://www.facebook.com/cineclubeilhaterceirahttp://oaa.centrosciencia.azores.gov.pt ou http://www.montanheiros.com.