Projeto Fit4FOOD - Criação de um Food Lab nos Açores -A A +A

Apresentação #FIT4FOOD

 
O FIT4FOOD é um projeto da Comissão Europeia no âmbito da Agenda FOOD 2030 que abarca vários parceiros e "stakeholders" de inúmeros países e regiões da União Europeia.
 
 
 
 
 
Atualmente os Açores já se encontram a trabalhar na criação de um "FoodLab" cuja entidade gestora do "Food Lab Açores" é o FRCT - Fundo Regional da Ciência e Tecnologia.
 
A RECCA - Rede de Centros de Ciência dos Açores - já se encontra a dinamizar ações e a preparar eventos para realização ainda durante este ano, através de dois dos seus centros de ciência integrantes, o Observatório do Ambiente Açores - Centro de Ciência de Angra do Heroísmo e o Expolab - Centro Ciência Viva, em parceria com entidades como o Europe Direct Açores e o Projeto As Nossas Quintas (No Planet B) da Cáritas.
 
Estas ações pretendem transmitir a informação disponível no que concerne às políticas e medidas face à nutrição, saúde e sustentabilidade alimentar europeia no futuro, auscultando as percepções e opiniões dos cidadãos europeus, onde se incluem os Açores e os Açorianos.
 
Em termos genéricos, os City Labs e Food Labs reúnem formuladores de políticas, investigadores, educadores e cidadãos de todas as esferas da sociedade,que trabalham conjuntamente nas visões e em ações concretas rumo à consecussão desses objetivos.
 
 
 
Alguns "leverage points" ou pontos de partida que este Projeto trabalha em mais de 14 Food Labs pela Europa:
 
1. Fontes alternativas de proteína e mudanças de dieta
2. Sistemas alimentares urbanos
3. Fluxos de resíduos de sistemas alimentares
4. Segurança alimentar para o futuro
5. Microbiomas
6. Alimentação do oceano
7. EU-Africa Research and Innovation Partnership on Food and Nutrition Security and Sustainable Agriculture
8. Nutrição personalizada
9. Digitalização e ‘nuvem alimentar’
 
 
 
 
 

PROGRAMA DE WORKSHOPS 2020

 
 
28 de outubro e 17 de novembro - "Como vejo a minha alimentação em 2030?" - análise de artigos com alunos da Escola Profissional da Praia da Vitória.
 
 
 
12 e 13 de novembro -  "Como vejo a minha alimentação em 2030?" - análise de artigos com alunos da Escola Superior de Saúde de Angra do Heroísmo.
 
 
 
14 de novembro - "A Horta do Mar - benefícios das algas na Alimentação", com Cecília Melo. Público geral, 14 vagas disponíveis: inscrições abertas em: http://shorturl.at/fkow8
 
 
 
20 e 21 de novembro -"Como vejo a minha alimentação em 2030?" - Citizen Mandate.
Público geral (adultos), 14 vagas disponíveis; inscrições abertas em: 
 
 
Mais informações em: